(98) 99148-9994 | contato@corsiniengenharia.com.br

Post

By Eng. Claudionor Silva | 12/09/2018

Example blog post alt

Precisando Calcular Lajes Maciças? Com esse Programa, é Moleza!

Apesar da intensa pulverização da laje nervurada, por razões econômicas, a laje maciça ainda é encontrada em inúmeras edificações Brasil afora. Pode acontecer de, durante o projeto estrutural, surgirem dúvidas se a laje está corretamente dimensionada. De modo a dirimir estas questões, apresento a vocês o programa que elaborei chamado Flash Lajes, que automatiza o projeto das lajes maciças.

O programa é bem intuitivo e de fácil aprendizado. Ao usuário, cabe definir se as bordas estão engastadas ou apoiadas, a espessura da laje que se planeja usar, os carregamentos, medidas dos lados, etc.

Após se entrar com todos os dados, basta clicar em continuar e você já terá alguns resultados, como os momentos fletores negativos e positivos nas duas direções da laje, a flecha e as reações nos apoios.

 

Para o caso de lajes com bordas engastadas, é preciso compatibilizar os momentos, o que é feito na terceira tela do programa, mostrada abaixo. Após a compatibilização, é preciso definir as armaduras negativas, escolhendo de acordo com o espaçamento ou o diâmetro da bitola. Tudo muito prático.

 

Definidas as armaduras negativas, resta a escolha das armaduras positivas pelo usuário, o que é feito também escolhendo pelos diâmetros disponíveis ou pelo espaçamento.

Concluídas as escolhas das armaduras, o programa já dispõe de todos os dados para representar graficamente a laje, tal como mostrado na figura seguinte:

 

Para os que conhecem a fundo as lajes maciças, deu para notar que, além das armaduras para resistir aos momentos positivos e aos negativos nas bordas engastadas, o programa também calcula e automaticamente detalha as armaduras nas bordas apoiadas, que são exigidas pela ABNT NBR 6118:2014, mas por vezes ignoradas em escritórios de projeto.

Por fim, como se pode ver na figura abaixo, o programa traz todos os principais dados de entrada e de saída num relatório final, o qual tem a opção de ser impresso ou salvo como arquivo de texto.

Convém enfatizar que todo o dimensionamento realizado pelo software está de acordo com a ABNT NBR 6118:2014. O programa foi desenvolvido em 2016 e, futuramente, planejo colocar as tão temidas (por alguns!) lajes em balanço. Para quem tiver interesse em conhecer mais profundamente como funciona o Flash Lajes, como são calculadas as flechas, os momentos, as armaduras e tudo o mais; informações mais detalhadas podem ser encontradas no próprio sistema computacional, através do menu “Ajuda” > “Manual”.

Grato pela atenção de todos!

P.S.: A última versão do programa não está contemplada no manual, mas sua principal alteração foi incluir o cálculo do momento fletor em regime elástico, gerando resultados idênticos aos das tabelas de lajes encontradas no livro do Chust.

 

Eng. Claudionor Silva

 

Bibliografia

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT), NBR 6118, Projeto de estruturas de concreto – Procedimentos. Rio de Janeiro, 2014.

CARVALHO, R. C.; FILHO, J. R. F. Cálculo e detalhamento de estruturas usuais
de concreto armado: segundo a NBR 6118:2014. 4. ed. São Carlos: EdUFSCar, 2014.

 

BAIXE GRATUITAMENTE EM "DOWNLOADS". Acesse a categoria "Softwares" para baixar o programa. 

0 Comentário(s)



Deixe seu comentário